Caminheiros da Gardunha...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Caminheiros da Gardunha...

Mensagem  Belar em Sex Jun 20 2008, 09:50

...a História!



Em 1976 começa a nascer, de forma espontânea, o grupo que haveria de adoptar a denominação de Caminheiros da Gardunha.
O apelo para que as pessoas caminhassem na Gardunha surge com o 1.º Cartaz, elaborado manualmente e distribuído pelas montras dos estabelecimentos comerciais e onde se referiam as razões do convite:
- A beleza da Gardunha;
- O melhor calmante para as tensões;
- O rejuvenescimento físico e espiritual;
- SAÚDE.
Adquiririam a condição de caminheiro todos os que subissem à Pedra d´Hera e ali recebessem o crachá e o respectivo diploma.
Conviver e divertir-se foi sempre a forma de estar do Grupo Caminheiros da Gardunha, por isso a música estava sempre presente, tendo sido criado o Hino dos Caminheiros, com letra de Álvaro Roxo Vaz e música do maestro Manuel Alves dos Santos.
Em 1996 realiza-se o primeiro desfile de Carnaval, não mais deixando de se fazer até aos dias de hoje.
Em 5 de Março de 1997 o grupo constitui-se em Associação, adoptando a denominação de CAMINHEIROS DA GARDUNHA – Grupo de Interesse pela Natureza, sendo desde logo aprovados os Estatutos, fazendo parte da escritura de constituição. A tomada de posse dos primeiros corpos sociais ocorre no dia 6 de Março de 1997.
Em 27/4/1997 realiza-se o I Encontro Nacional de Caminheiros, integrado nos “250 anos do Município do Fundão”, seguindo-se, como actividade bianual os restantes Encontros:
- 2º. Encontro – 30/5/1999, com o tema “Serra da Gardunha”
- 3º. Encontro – 20/5/2001, com o tema “A Rota Romana”
- 4º. Encontro – 18/5/2003, com o tema “Serra da Maunça”
- 5º. Encontro – 22/5/2005, com o tema “Na Rota da Cereja”.
- 6º. Encontro – 20/5/2007, com o tema “Na Rota da Cereja”
52 Sócios subscreveram Títulos de Capital, em 4 acções, no valor de 4.000$00, cuja receita se destinou à compra de uma viatura, possibilitando as deslocações dos caminheiros.
Em Novembro/2002 é inaugurada a actual Sede dos Caminheiros em cujo Largo o Arraial popular -a Noite de S. João - passou a ser local “obrigatório” para os fundanenses.
Em 2007, ano em que se comemorou o 10º. Aniversário, a Câmara Municipal do Fundão, em sessão de 9 de Maio de 2007, de acordo com o Regulamento Honorífico, deliberou agraciar a Associação Caminheiros da Gardunha – Grupo de Interesse pela Natureza, com a medalha de Prata de Mérito Municipal, que foi entregue em Sessão Solene Comemorativa do 260º. Aniversário da criação do Concelho do Fundão.
Os caminheiros para além da sua tradicional caminhada, aos domingos, têm participado em diversas actividades e respondido a convites, como:
- Caminhos da Transumância; Romaria de S. Luzia; Peso da Régua; Tomar; Vila Real; Terras do Xisto; Salgueiro; Terras do Zêzere; Valhelhas; Peniche; Manteigas; Penhas Douradas; Vila Pouca de Aguiar; Oeiras; Chamusca; Barroca do Zêzere; Lavacolhos; Açor (Maúnça); Serra da Malcata, Nisa e Virtudes (Azambuja).

avatar
Belar
Moderador Global
Moderador Global

Número de Mensagens : 207
Idade : 62
Localização : Fundão
Emprego/lazer : Desenhador Gráfico
Data de inscrição : 19/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum