Lavacolhos - Património Arquitectónico...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lavacolhos - Património Arquitectónico...

Mensagem  Belar em Qua Maio 07 2008, 09:49

Dentro da aldeia é possível encontrar ainda algumas/bastantes velhas casas de arquitectura vernacular. São edifícios de moradia geralmente modesta, com paredes de pedra xistosa e miúda à vista, mas em que se destacam os vãos de “pedra milheira” trazida das pedreiras da Argemela, por vezes com balcões também de pedra e varandas com típicas guardas de madeira. Encontramo-las, por exemplo, nas ruas do Adro, da Portelinha, do Alecrim, das Figueiras, da Fonte, do Jogo e sobretudo no Largo, Rua e Travessa da Amoreira. Mereciam, globalmente, uma preservação integrada.

Largo das Escadinhas do Adro


Rua do Jogo


O centro natural da povoação, cívico e religioso, é o Adro, onde desembocam e de onde divergem as ruas principais; mas, outrora, deve ter sido muito importante o Largo da Amoreira, onde se localizariam algumas das habitações mais abastadas e de melhor traça. Seria o caso do edifício hoje com o n.º 5 (actualmente Centro de Dia, cuja janela ostenta a data de 1805), do n.º 7 (com uma mão gravada e data incompleta, mas que deve ser do século XVIII) e do n.º 9 (com uma grande cruz no andar superior);
Seria também o caso do prédio n.º 5 da Rua da Amoreira (esquina com a Travessa do mesmo nome), que apresenta portais e janelas de granito, quase todos biselados ao jeito dos séculos XVI-XVII (a data de 2-8-1870 que ostenta deve corresponder a algum restauro).

Centro de Dia




By belarmino_lopes, shot with Canon EOS 20D at 2008-05-07
avatar
Belar
Moderador Global
Moderador Global

Número de Mensagens : 207
Idade : 62
Localização : Fundão
Emprego/lazer : Desenhador Gráfico
Data de inscrição : 19/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum