Dr. Manuel Joaquim Barata Frexes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dr. Manuel Joaquim Barata Frexes

Mensagem  Belar em Qua Abr 09 2008, 15:52

Manuel Frexes - Manuel Joaquim Barata Frexes.

Presidente da Câmara Municipal do Fundão



BIOGRAFIA

Nasceu em Alcaria, em 10 de Outubro de 1956 e é filho de Manuel Frexes, comerciante e de Ana Antunes Barata, doméstica. É casado com Maria Clara Duarte de Almeida Frexes e tem duas filhas Sara e Marta.

1974
Conclui o 7.º ano, altura em que ocorreu a Revolução dos Cravos, experiência que o marca muito, e o faz despertar para a vida política.

1978
Adere formalmente ao PPD e à JSD organizações pelas quais desenvolve um intenso combate político contra todo o género de totalitarismos e em prol do pluralismo democrático. Nesse ano é eleito presidente da JSD, da Amadora, cargo que ocupa por dois mandatos até 1981, sendo eleito igualmente como membro do Conselho Nacional da JSD e a partir de 1980 desempenha as funções de Director do Gabinete de Estudos da Distrital da JSD de Lisboa.

1979
Um dos fundadores da APEJNU - Associação Portuguesa de Estudantes Juventude das Nações Unidas e no ano seguinte é um dos fundadores do IEP - Instituto de Estudos Políticos.
Integra a Comissão de Revisão Constitucional do PPD/PSD, Projecto Sá Carneiro, tendo trabalhado com o assessor para esta área, Dr. Pedro Santana Lopes, na directa dependência do então Primeiro Ministro, Dr. Francisco Sá Carneiro. Sofre um rude golpe e um desgosto enorme com a trágica morte deste grande vulto da democracia contemporânea portuguesa e cessa todas as suas actividades político-partidárias, bem como as funções de monitor da Cadeira de Direito Processual Civil II na Faculdade de Direito de Lisboa e aceita o convite para trabalhar no Território de Macau, nos Serviços de Inspecção do Comércio Bancário onde começa a trabalhar em meados de 1981, deixando Portugal Continental. Ali desenvolve uma actividade profissional intensa, ligada à reestruturação do sistema bancário e financeiro do Território de Macau, tendo sido membro da Comissão de Revisão da Legislação Bancária e das Sociedades Financeiras e Seguradoras de Macau, vindo a integrar os quadros do Instituto Emissor de Macau a partir de 1982, tendo igualmente sido membro do Tribunal Administrativo de Macau, funções que desempenhou até meados de 1984.

1984 a 1989
Regressa a Portugal para integrar os quadros dos então TLP - Telefones de Lisboa e Porto e inicia sua carreira profissional como Técnico Superior desta empresa, desenvolve diversas funções de chefia e direcção, culminando com a nomeação para Director numa das Áreas de Direcção de Recursos Humanos. Entretanto é eleito Vice-Presidente da Associação de Apoio Social aos Trabalhadores dos TLP e frequentou o Curso de Pós-Graduação em Gestão no Instituto Superior de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

1989
Inicia a actividade de Consultor Internacional na área das Telecomunicações, quer ao Serviço de Portugal, quer ao Serviço da SWEDTEL, Agência Sueca para o Desenvolvimento, quer ao Serviço do PNUD, Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Neste sentido desenvolve várias missões em Moçambique e tarefas que envolvem os restantes Países Lusófonos Africanos.

1991
É convidado para integrar o Conselho de Administração do Teatro Nacional de S. Carlos e da Companhia Nacional de Bailado no âmbito da reestruturação daquelas instituições, tendo no ano seguinte sido nomeado Presidente do Conselho de Administração.

1992
Toma posse como Subsecretário de Estado da Cultura do XII Governo Constitucional, tendo sido titular da pasta de Secretário de Estado da Cultura desde Dezembro de 1994 até Outubro de 1995, data em que cessa as suas funções no Governo.
Nesse mesmo ano tomou posse do cargo de Deputado, eleito nas listas do PSD, pelo Circulo Eleitoral de Castelo Branco, tendo assumido a plenitude do mandato em 1997 com a renúncia de Álvaro Barreto.

1996
Desempenha as funções de Consultor Superior da Portugal Telecom, cargo que detém actualmente e desempenha várias missões de Consultadoria Internacional quer em África, América Latina, e também nos PAECOS: Países do Leste e do Centro da Europa, designadamente na Bulgária. É igualmente eleito membro da Comissão de Amizade Portugal-Hungria.

1998
É nomeado administrador não-executivo da Talentum, SA e no mesmo ano é eleito Presidente da Direcção da AICEP - Associação de Operadores dos Correios e Telecomunicações dos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa - mandato que vê renovado em 2000 na Assembleia Geral realizada em Salvador, Baía.
É eleito Presidente da Comissão Política do PSD-Fundão.

1999
É reeleito Deputado, pelo Circulo Eleitoral de Castelo Branco, sendo nesta legislatura coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e membro da Comissão de Equipamento Social e da Comissão de Acompanhamento do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.
Na legislatura anterior foi o responsável pela área cultural parlamentar do PSD, tendo sido membro da Comissão de Educação, Ciência e Cultura e ainda da Comissão de Assuntos Europeus.
Recebeu diversas distinções nacionais e internacionais, sendo agraciado com a condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco atribuída pela República Federativa do Brasil.

2001
Em Dezembro é eleito Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

2002
É eleito membro do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD.

2004
É eleito Presidente dos Autarcas Social Democratas.

2005
É reeleito presidente da Câmara Municipal do Fundão.

2006
É reeleito Presidente dos Autarcas Sociais Democratas.

Abril de 2006 - Reeleito presidente da AICEP

Belar
Moderador Global
Moderador Global

Número de Mensagens : 207
Idade : 62
Localização : Fundão
Emprego/lazer : Desenhador Gráfico
Data de inscrição : 19/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum