Termas da Touca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Termas da Touca

Mensagem  Admin em Qua Jan 16 2008, 09:35

A 3km de Alpedrinha, e muito próximo do Monte da Touca.


(Imagem do início do século XX)

"Segundo Salvado Mota, só por volta de 1825 começaram a ser notadas. O primeiro folheto a citá-las aparece apenas em 1850; mas, segundo o mesmo autor, já antes, em 1840, ali tinha a câmara municipal de Alpedrinha uma pequena casa de telha vã, com três tinas de lata para os frequentadores tomarem os seus banhos, servindo-lhes ao mesmo tempo de abrigo. Porém, dado o aumento dos aquistas que ali procuravam remédio para as suas doenças reumáticas, depressa ali foi erigida uma casa, com amplas janelas, cinco quartos, cada um com sua tina de pedra fina, aposentos para empregados e outras acomodações, e até com um salão de baile bem mobilado.


(Imagem: Belarmino Lopes - 2007)

De acordo com um cronograma gravado no edifício, hoje em ruínas, foi esta uma construção do ano de 1867; mas uma placa de ferro fundido que então ali foi afixada informava que «Começou esta obra no ano de 1866, sendo governador civil Guilhermino Augusto de Barros; e findou no ano de 1874, sendo governador João José Vaz Preto Giraldes»,
mais se sabendo que toda ela foi feita com um subsídio de 1.500$000 (réis) da Junta Geral do distrito, mais 800$000 dos créditos da Confraria do Santíssimo, ambos conseguidos pelo Deão Boavida. "

Construções adjacentes

(Imagem: Belarmino Lopes - 2007)

Conteúdo: Prof. Dr. Candeias da Silva
avatar
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/10/2007

http://affundao.nice-theme.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum